segunda-feira, 11 de julho de 2011

Uma floresta, oito países

Países amazônicos propõem monitorar desmatamento em conjunto.
Representantes dos países que fazem parte da Amazônia - Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela - estão reunidos em Quito, no Equador, para debater a criação de um sistema de controle de desmatamento que permita comparar as taxas da derrubada de florestas nos oito países.
Segundo o diretor-executivo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Maurício Dorfler, seria o primeiro projeto regional sobre desmatamento, em que os oito países vão poder quantificar de uma maneira "comparável" as taxas de perda de florestas.
Atualmente, os países seguem metodologias diferentes para identificar e monitorar o desmatamento. Além disso, nem todos os países tem o aparato técnico necessário para identificar desmatamentos com precisão. O Brasil é um dos mais avançados nesse item, e conta com um sistema de detecção em tempo real de desmatamento, coordenado pelo Instituto Espacial de Pesquisa Espacial (Inpe), com dados atualizados mensalmente.
Apesar das diferenças há consenso entre as causas do desmatamento: pressão sobre o uso da terra, a expansão da pecuária, da agricultura, a mineração ilegal, entre outros. Estes temas estarão no debate durante a oficina para os Países Amazônicos sobre a Estratégia Regional da Biodiversidade -, nesta segunda-feira -, objetivando a cooperação "entre todos os países para adotar medidas que previnam possíveis danos à Amazônia".
A OTCA também vai iniciar estudos de recursos hídricos além das fronteiras, para que as nações identifiquem o comportamento da bacia amazônica, suas perspectivas e potencialidades. Com isso, pretende ter mais informações para uma melhor e mais adequada utilização da água.
Fonte: Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário