quarta-feira, 13 de julho de 2011

"Picape" espacial vai facilitar acesso dos EUA à órbita da Terra

Enquanto os EUA choravam na sexta-feira (8) o lançamento do Atlantis, último ônibus espacial a decolar, um empresário tentava convencer o país a ser otimista.
Mark Sirangelo, da Sierra Nevada Space Systems, promete restabelecer o transporte de americanos para a órbita em 2015, usando uma "caminhonete espacial".
Esse é o apelido que ele deu à espaçonave que a empresa está construindo, a Dream Chaser, um veículo menor, herdado de um projeto engavetado pela Nasa.
Na semana passada, ele anunciou a contratação de nove funcionários de alto escalão que estão deixando a Nasa e fechou um acordo com a agência para usar parte da infraestrutura de seu centro de lançamentos na Flórida. Parte dos recursos saiu da própria Nasa à empresa dentro do programa de incentivo à exploração espacial privada.
O Dream Chaser será capaz de levar sete astronautas até a estação espacial, junto com todas as coisas das quais precisam para viver lá, e trazê-los de volta.
O primeiro veículo já está sendo produzido. Os dois motores de bordo já foram testados por completo,  assim como já foram montados o primeiro simulador de voo, que será testado dentro de alguns dias. A expectativa é de que ele possa voar já no ano que vem, em testes, solto na atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário