quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Dia da Bastilha

Aconteceu hoje em Paris, na França, a parada militar que assinala o Dia da Bastilha, um dos mais importantes levantes da Revolução Francesa.
Este momento histórico foi muito importante pois marcou o início da participação do povo na queda da monarquia francesa.
Para relembrar: A Bastilha era uma fortaleza situada em Paris. Começou a ser construída no ano de 1370, durante o reinado de Carlos V. Foi concluída doze anos depois.
Foi concebida apenas como um portal de entrada ao bairro parisiense de Saint-Antoine, durante a Guerra dos Cem Anos. De 1370 a 1383 o portal foi ampliado e reformado para se transformar numa fortaleza, que serviria para defender o lado leste de Paris, constituindo-se no mais forte ponto de defesa da muralha do rei. Após a guerra, no século XVII , foi transformada  pela monarquia francesa numa prisão de Estado - local onde eram presos nobres ou letrados, adversários políticos aqueles que discordavam ou representavam uma ameaça ao poder absolutista dos reis ou mesmo à religião oficial.
Entre os prisioneiros mais famosos: Foucquet, o homem da máscara de ferro e Voltaire, entre outros.
Durante a Revolução Francesa (1789) - revoltas populares iniciadas pelo aumento do preço do pão e que culminaram no dia 14 de julho de 1789, a Bastilha, mesmo abrigando 7 mil prisioneiros, foi atacada e tomada pelos revolucionários. Os presos políticos foram libertados. A Queda da Bastilha tornou-se um marco e símbolo da queda da monarquia francesa pela participação do povo mostrando que o país se encontrava numa grave crise econômica.
Com isto, e com o fato da nobreza se negar a abrir mão de seus privilégios, o rei Luis XVI se viu forçado a convocar uma Assembléia dos Estados Gerais, que reuniu representantes do clero, da nobreza e do povo (burguesia).
A Queda da Bastilha tornou-se um marco e símbolo da queda do absolutismo francês e, o dia 14 de julho foi escolhido pelos franceses como feriado nacional e data da celebração da Revolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário