sexta-feira, 22 de julho de 2011

Nasa anuncia local de pouso do robô Curiosity em Marte

Foi anunciado nesta sexta-feira, pela Nasa, o local onde o robô Curiosity aterrissará em Marte em agosto de 2012, com a missão de analisar as condições ambientais do planeta vermelho para determinar se é possível que exista, ou tenha existido, vida.
O local fica dentro da cratera Gale, de 154 km de diâmetro. Dentro dela, há uma grande montanha , e ao pé da qual o robô pousará.
O Laboratório Científico Marciano (MSL, sigla em inglês) - composto por instrumentos de análise para examinar o solo, rochas e a atmosfera de Marte - está sendo montado sobre um robô Rover de seis rodas, de quase uma tonelada de peso, denominado Curiosity.
Ao contrário das primeiras pesquisas feitas pelas naves Viking I e II e posteriormente pelos robôs Spirit e Opportnity, que se concentram na busca de água -, o objetivo agora é buscar rastros de vida no planeta.
Nesta missão o Curiosity examinará as rochas, o solo e a atmosfera do planeta vermelho com uma série de ferramentas que transportará, incluindo um laser para pulverizar fragmentos de rochas que possam obstaculizar e um instrumento elaborado para detectar compostos orgânicos.
Durante sua prospecção, o robô analisará se o ambiente na região escolhida para aterrissagem tem ou já teve condições de abrigar vida. Além disso, buscará minerais formados na presença de água e vários blocos químicos e formação de vida.
A Nasa prevê o lançamento do veículo do cabo Canaveral, na Flórida, entre 25 de novembro e 18 de dezembro de 2011. Percorrerá 200milhões de anos-luz antes de aterrisar em solo marciano em agosto de 2012.
A prospecção no solo de Marte começou em 1997 com a missão Pathfinder, que levou ao planeta o veículo Sojourner.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário