sábado, 30 de julho de 2011

Bósnia lança museu em memória ao cerco de Sarajevo


Após a captura (em 26 de maio), do general - Ratko Mladic - foragido desde 1995, ex-chefe militar sérvio acusado de genocídio durante o cerco à cidade de Sarajevo, na Guerra da Bósnia (1992-1995), o governo bósnio anunciou o lançamento de um museu para lembrar os 20 anos do início do sítio.
O museu se chamará Casa da Sobrevivência e será dedicado a preservar a memória do mais longo cerco registrado na Europa depois da Segunda Guerra Mundial. Durante 44 meses, os 350 mil habitantes da capital bósnia tiveram de viver sem acesso a comida, água, energia elétrica e aquecimento. O sítio deixou cerca de 10 mil civis mortos, sendo 1.500 crianças.
O idealizador e diretor do museu, Dino Mustafic, declarou que a instituição vai funcionar como o testemunho da milagrosa resistência da população. O acervo será constituído por objetos e por 1.400 depoimentos de habitantes da cidade sitiada.
O museu ficará no centro de Sarajevo e a inauguração está prevista para maio de 2012, quando se completam 20 anos do início do cerco. Até o fim deste ano a instituição deve ganhar uma versão virtual na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário