terça-feira, 21 de junho de 2011

Uma nova tecnologia internacional de rastreabilidade promete ajudar no combate ao desmatamento no Brasil, sobretudo na Amazônia: é o EcoBoi, um brinco desenvolvido especialmente para animais de pecuária - como bois e búfalos -, que monitora, via satélite os movimentos do bicho.
Constituído de hardware e software, o acessório é colocado na orelha do animal e emite, durante, 24 horas, sinais de localização para os satélites da Globastar - empresa responsável pela técnica. A companhia, então, encaminha as informações para os três centros de processamento terrestre do Brasil, que disponibilizam os dados, para visualização, em um sistema parecido com o Google Maps. Assim, é possível saber todos os lugares onde o bicho pastou.
O EcoBoi ainda possui um serviço que permite criar "cercas virtuais" para o rebanho: toda vez que o animal passar dos limites estabelecidos para pastar, o equipamento emite um alerta para o produtor e, também, para os órgãos públicos de fiscalização, permitindo que o desmatamento seja evitado de imediato.
A ideia é que, além de ajudar na fiscalização do governo, o EcoBoi seja útil, também para os fornecedores de carne - como supermercados e frigoríficos -, que poderão saber, com certeza, a procedência do produto que estão comprando, evitando assim a aquisição de carne proveniente do desmatamento. E assim, todos ganham...
Fonte: Superinteressante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário