quarta-feira, 22 de junho de 2011

Satélites da Nasa conseguem fotografia de fotossíntese das plantas

Pesquisadores da Nasa, a agência espacial americana, conseguiram criar o primeiro mapa de fotossíntese das florestas do mundo. O mapa usa dados do Satélite Japonês de Observação de Gases de Efeito Estufa (GOSAT, na sigla em inglês), que mede a quantidade de luz solar refletida pela vegetação.
O mapa foi criado usando satélites para monitorar emissões de fluorescência das plantas. Quando a luz solar atinge uma folha, a planta absorve a maior parte da luz no processo de fotossíntese, mas cerca de 2% da luz é re-emitida como um subproduto. Essa luz, de brilho avermelhado, não é detectada a olho nu, mas pode ser captada e medida por satélite.
Os mapas foram feitos em julho e dezembro de 2009, e mostram que as florestas do hemisfério Sul têm muito mais capacidade de fotossíntese do que as do hemisfério Norte. No Norte, a luz fluorescente praticamente não foi detectada em dezembro, durante o inverno. Já no hemisfério Sul, o processo de fotossíntese foi detectado tanto no inverno quanto no verão.
A Nasa acredita que a pesquisa poderá, no futuro, ajudar os agricultores a enfrentar eventos climáticos extremos, prever safras ruins com antecedência, e avançar na compreensão do funcionamento dos ciclos de carbono nos ecossistemas.
Fonte: Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário