sábado, 18 de junho de 2011

Produzir um quilo de papel consome 540 litros de água

Já reparou na quantidade de papel que usamos? ele está em embalagens de produtos, livros, revistas, jornais, canhoto de compras, documentos... Desperdiçá-lo sem qualquer reaproveitamento não é um problema pontual - quanto mais papel é produzido, mais árvores são cortadas, mais água é gasta no processo de produção e mais espaço em lixos e aterros é ocupado.
A produção de papel está entre os processos industriais que mais utilizam água. São necessários 540 litros para produzir 1 quilo!!! E para cada tonelada de papel virgem, doze árvores são derrubadas, segundo o Instituto Akatu. Algumas atitudes simples ajudam a economizar:
* Pense para imprimir - Comece imprimindo apenas o que é realmente necessário.
* Entenda sua impressora - O texto cortou, a planilha saiu pela metade... e lá se vai um monte de papel. Aprenda a configurar e visualizar a impressão antes de dar o "ok".
* Sem espaços em branco - Se for imprimir muitas folhas, sempre que for possível, usar os dois lados da folha, além de economizar papel, o material vai ficar menos pesado.
* Bloco legal - Bloquinhos de anotações são sempre úteis, reutilizando o verso de folhas que já foram usadas dá para fazer o próprio bloco.
* Recicle - Não dá para reaproveitar o papel usado? Separe-o para reciclagem. Embora o processo também consuma energia, o papel reciclado evita derrubada de mais árvores e consome menos água ao ser produzido.
Com pequenos atos colaboramos para preservação do planeta.
Fonte: Superinteressante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário