sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pesquisadores descobrem ilhas "dançantes" no litoral da Amazônia

As ilhas do litoral da Amazônia são bem agitadas. Elas mudam de forma e trocam de lugar. Algumas desaparecem por um tempo e depois surgem outra vez. São faixas estreitas e baixas de areia que crescem e ganham vegetação. Muitas vezes recebem uma floresta densa. São as chamadas ilhas barreira. Elas ficam ao longo da costa e recebem em cheio a força das ondas. O impacto do mar altera suas formas constantemente. Ali, as marés chegam a sete metros, aumentando a dinâmica das ilhas.
A imagem, feita por satélite da Nasa, mostra um grupo dessas ilhas barreira entre a foz do rio Amazonas e São Luiz, no Maranhão. Elas fazem parte de um novo levantamento global das ilhas barreira feito por pesquisadores americanos.
Eles identificaram 657 novas ilhas barreira, cuja existência era desconhecida nas cartas de navegação e nos mapas topográficos. No total, os pesquisadores contaram 2.149 ilhas barreira.
O Brasil tem a maior extensão de costa com esse tipo de ilha. São 54 ilhas ao longo de um trecho de 571 km no litoral da Amazônia. É uma riqueza natural ainda pouco conhecida inclusive dos próprios brasileiros. Com a elevação do nível do mar causada pelo aquecimento global, boa parte dessas ilhas deve desaparecer. 
Fonte: Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário