quinta-feira, 9 de junho de 2011

A ONU teme escassez de água na agricultura por mudanças climáticas

Especialistas afirmam que a chuva vai aumentar nos trópicos e polos, mas diminuirá nas regiões que já têm caráter seco e semiárido.
As mudanças climáticas poderiam provocar escassez de água nas próximas décadas para a produção de alimentos e cultivos, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira (9) pela Agência das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).
O estudo analisa as consequências previsíveis das mudanças climáticas, entre elas a diminuição da corrente de água dos rios e da alimentação dos aquíferos no Mediterrâneo, as zonas semiáridas na América, Austrália e África meridional, regiões que já sofrem de "estresse hídrico", afirmou a FAO.
Segundo estudo, na Ásia serão afetadas amplas regiões que dependem do degelo e dos glaciares de montanha.
As áreas densamente povoadas dos deltas fluviais também estão ameaçadas, pela combinação de menor fluxo de água, aumento da salinidade e elevação do nível do mar.
A aceleração do ciclo hidrológico do planeta, já que as temperaturas em alta aumentarão a taxa de evaporação da terra e do mar, também afetarão o acesso à água.
Os especialistas da FAO afirmam que a chuva aumentará nos trópicos e em latitudes mais elevadas, mas diminuirá nas regiões que já têm caráter seco e semiárido e no interior dos grandes continentes.
A perda de glaciares - que sustentam cerca de 40% do abastecimento de água ao nível mundial - afetará finalmente a quantidade de água de superfície disponível para a irrigação das principais bacias produtoras.
A FAO adverte que se sabe muito pouco sobre o futuro impacto das mudanças climáticas na água para a agricultura ao nível regional e subregional, e onde os camponeses estarão mais ameaçados.
"Mapear a vulnerabilidade é uma tarefa chave ao nível nacional e regional para entender a natureza, o alcance e localização dos efeitos das mudanças climáticas nos recursos para a agricultura", destaca a FAO.
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário