sexta-feira, 17 de junho de 2011

O futuro desafiador dos recursos naturais

Descobrir como se produzir mais com menos recursos se tornou necessidade global.
O empreendimento humano consome agora cerca de 60 bilhões de toneladas de minerais, minérios, combustíveis fósseis e materiais vegetais. Enquanto isso, a pessoa número 7.000.000.000 no planeta deve nascer ainda esse ano, e a população humana pode chegar a 10 bilhões até o fim deste século, de acordo com as últimas análises das Nações Unidas. Centenas de milhões de pessoas na Europa, América do Norte e Ásia vivem uma vida moderna, que em grande parte significa consumir mais de 16 toneladas de tais recursos naturais, ou mais, por pessoa durante um ano.
Se os bilhões de pessoas pobres que vivem hoje consumirem qualquer coisa que se aproxime deste valor, o mundo terá de encontrar mais de 140 bilhões de toneladas de recursos naturais materiais a cada ano até meados do século, segundo um novo relatório do Programa Ambiental da ONU.
A boa notícia é que a prosperidade econômica aumenta mais rapidamente do que o consumo de recursos diretos. Entre 1980 e 2000, os recursos necessários para a produção de 1.000 dólares no valor dos bens de consumo caiu de 2,1 toneladas para 1,6 toneladas e global da renda per capita aumentou em sete vezes. A má notícia é que essa tendência não irá necessariamente continuar e em termos de consumo de recursos aumentou dez vezes desde 1900.
Uma grande variedade de governos da comunidade internacional se comprometeu ao "desenvolvimento sustentável", definido de várias maneiras, mas, essencialmente, as tentativas de reduzir coisas, como o uso de energia ou extração de recursos que vão junto com o crescimento econômico. Essas metas grandiosas, no entanto, não correspondem aos fatos reais: como uma relutância por parte de os EUA de reduzir seu consumo ou a hesitação por parte da China para conter seu crescimento econômico.
A ONU, por sua vez, planeja lançar um esforço semelhante para o Desenvolvimento do Milênio para reduzir desperdício de recursos, emissões de gases de efeito estufa e assim por diante, e cientistas suiços vieram com um plano para um "2000 watts" por pessoas da sociedade, que visa reduzir o uso de energia de cada europeu em cerca de um terço.
Mas esse tipo de abordagem, para ser eficaz, deveria ser combinado com uma mentalidade já não impulsionada pelo desejo de comprar os famosos gadgets, "As pessoas acreditam que os males ambientais são o preço que devemos pagar por essas mercadorias", explica o diretor da UNEP, "no entanto, não podemos, e não precisamos, continuar a agir como se isso fosse inevitável".
Fonte: Scientific American.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário