quarta-feira, 29 de junho de 2011

Nosso lixo foi parar no México e virou arte para alertar sobre descarte incorreto

A reserva da biosfera Sian Ka'an é um paraíso caribenho ao sul de Cancún, na península mexicana de Yucatán. Em 1987 foi declarada pela UNESCO patrimônio da humanidade. É também um parque nacional, com diversos sítios arqueológicos. A beleza e importância natural da região estão representadas em seu próprio nome, que em maia significa "presente do céu". Mas a paisagem e biodiversidade local são contaminadas por uma grande quantidade de lixo que chega, pelas correntes marítimas, de vários cantos do mundo.
Impressionado com tanto material nas praias da região, o artista mexicano Alejandro Durán, radicado em Nova York, coletou parte deste lixo para realizar a série fotográfica Washed Up, em que retrata materiais coloridos imersos na paisagem, como se tivessem sido espalhados pelas ondas. sua proposta é sensibilizar a população para o consumismo e cultura do descartável.
são belas fotos, mas em pensar que ao invés de ser reciclado isto está contaminando os animais marinhos, nossos solos e alimentos...
Durán identificou o país de origem de algumas embalagens, como garrafinhas de detergentes, latas de alimentos, frascos de desodorante e sprays. Elas vêm de 42 nações da América do Norte e Latina - Brasil, inclusive -, Europa, Ásia, África e Oceania. Está aí a prova de que aquele copinho plástico jogado em ruas ou rios não some, simplesmente.
De acordo com o artista, o trabalho ainda não está concluído. Mas quando finalizar a série ele encaminhará os materiais para um centro de reciclagem. Este é, naturalmente, um processo sem fim, já que todos os dias novos materiais chegam a terra. Ele pretende implementar um programa educacional sobre arte e ecologia nas cidades de Punta Allen, próxima a Sian Ka'an, e Nova York.
Fonte: Superinteressante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário