quinta-feira, 16 de junho de 2011

Lâmpada misteriosa está acesa há 110 anos e intriga cientistas nos EUA

Uma lâmpada em uma central de bombeiros na Califórnia está acesa há 110 anos e ninguém sabe como ou por que ela ainda não parou de funcionar.
A lâmpada foi acesa em 1901 na cidade de Livermore e foi apagada apenas por alguns cortes de energia e a mudança de prédio dos bombeiros em 1976.
A lâmpada famosa e misteriosa tem até um comitê formado em seu centenário. O presidente é o chefe aposentado da divisão dos bombeiros, Lynn Owens. "Ninguém sabe como é possível uma lâmpada funcionar por tanto tempo", segundo ele, cientistas de todos os EUA já foram ver a lâmpada mas não conseguiram descobrir a razão da longevidade.
A lâmpada entrou para o livro Guinness World Record e já virou atração turística da cidade.
A lâmpada foi criada por um inventor chamado Adolphe Chaillet, que foi convidado pelo governo do Estado de Ohio para fundar uma fábrica de lâmpadas no século 19. Ele aceitou o convite e criou uma lâmpada especial, de presente para os bombeiros, que, no começo pensaram que a lâmpada centenária era um objeto comum, mas depois descobriram que ela custou muito mais do que as outras e sua fabricação, à mão, deu muito trabalho.
E a lâmpada famosa demonstra isto na aparência de seus filamentos. Neles , dá para ler a palavra "ON", (ligada em inglês).
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário