sexta-feira, 17 de junho de 2011

"Jantar Branco" em Paris

Uma multidão "vestida de branco" se reuniu para um jantar em frente à igreja de Notre Dame, em Paris, na quinta-feira. Pontualmente às 21 horas, cerca de 4 mil parisienses montaram suas mesas de jantar em frente à tradicional igreja, surpreendendo os passantes.
O "Jantar Branco" é um evento que, desde 1988, repete-se sempre em frente a pontos turísticos, na capital. Os participantes dizem que ele não é comparável a um piquenique normal.
Talheres e copos de plástico são proibidos. Além disso, só casais são convidados, e "comida tem que ser de verdade, nada de sanduíches", explica uma convidada. Alguns se fantasiam e vestem máscaras, mas todos vêm vestidos para um jantar de gala, em termos, com chapéus e joias.
Os convites são sigilosos. Alguns recebem mensagens de texto no celular, outros chegam de ônibus, mas não sabem aonde estão indo até o veículo estacionar no local determinado. Mas existe também o risco de decepção. Como os jantares não são autorizados, eles poderiam ser suspensos pela polícia.
Mesmo assim, uma vez sentados, espera-se que uma regra não escrita na frança seja respeitada: Ninguém deve interromper o jantar de um francês. Muito menos de tantos franceses juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário