quarta-feira, 15 de junho de 2011

FDA bane o uso alguns termos nos protetores solares

Os EUA vão mudar as normas para rótulos de protetores solares com o objetivo de facilitar a escolha por produtos que protejam contra queimaduras, câncer de pele e envelhecimento precoce da pele. As mudanças, que devem entrar em vigor até 2012, incluem testes para garantir a promessa de "amplo espectro" além da proibição do uso dos termos "bloqueador solar" e "à prova d'água".
A Food and Drug Administration (FDA) determinou na terça-feira (14), que os prtetores solares que fizerem promessasem seus rótulos terão que proteger contra raios UVA e UVB, além de ter fator de proteção igual ou maior a 15. As novas regras garantem que todos os protetores que afirmem ser de "amplo espectro" passem por um teste de proteção de raios UVA e UVB. E a proteção dos raios deve aumentar em proporções aos níveis SPF.
Os protetores solares que passarem no teste e também tiverem fator de proteção maior que 15 poderão incluir o seguinte texto em seus rótulos: "Se usado como o indicado pode reduzir o risco de envelhecimento precoce da pele e câncer de pele quando usado juntamente com outras medidas de proteção contra o sol". Essas medidas incluem roupas protetoras (como bonés e camisetas) e ficar na sombra quando possível.
A FDA também está banindo os termos "bloqueador solar" e "à prova d'água" dos rótulos de protetores, afirmando que eles confundem o consumidor. Os fabricantes deverão usar o termo "resistente à água", indicando ao mesmo tempo que o produto resiste à exposição. Segundo o órgão, as mudanças nos rótulos norte-americanos ocorrerão até o verão de 2012, mas muitos fabricantes se adaptarão antes.
Este assunto é muito importante. Vamos ficar atentos...
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário