sexta-feira, 24 de junho de 2011

Em 2050 será possível viajar de Paris a Tóquio rapidinho e sem emitir poluentes

Apesar da cara de ficção, o grupo europeu EADS - fabricante do Airbus - garante ter a tecnologia para fabricar uma aeronave que viajará de Paris à Tóquio em apenas 2h e meia, sem poluir. Como?
A aeronave, batizada de Zehst - sigla em inglês para transporte hipersônico de Zero Emissão - fará voos na estratosfera. Ela terá motores que serão abastecidos com combustível à base de algas, além de jatos e motores de foguetes, que funcionarão em alta altitude com hidrogênio e oxigênio, combustíveis que liberam apenas vapor d'água. A velocidade máxima prevista para Zehst é de 4.800 km/h.
O avião foguete deverá voar até 32 km de altitude, enquanto os aviões tradicionais não passam dos 10 mil metros. Para que os passageiros não se sintam numa inclinadíssima montanha-russa durante pousos e decolagens, os assentos terão mobilidade.
O projeto Zehst - criado em colaboração com o Japão e com a Direção Geral da Aviação Civil francesa - foi apresentado no Salão Internacional de Aeronáutica de Le Bourget, na França, na semana passada. O grupo EADS espera realizar uma primeira demonstração em 2020 e colocar o serviço de voos comerciais em operação em 2050. Os motores de foguete já são fabricados por sua filial espacial Astrium e o biocombustível a base de algas é desenvolvido atualmente.
Pois se em 2000 lamentamos o fim dos voos comerciais do modelo Concorde, que chegava a 2.652 km/h, num futuro próximo poderemos embarcar nessa viagem ultra-rápida em prol do meio ambiente.
Fonte: Superinteressante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário