domingo, 19 de junho de 2011

CIA abre segredos de espiões

A CIA - Agência de Inteligência Civil do governo dos EUA responsável por fornecer informações de segurança nacional, ao governo -  abriu, ano passado, um arquivo com mais de 1 milhão de documentos até então considerados confidenciais que revelam técnicas adotadas por seus agentes. Seis desses papéis ensinam como produzir a famosa tinta invisível, conhecida desde a Antiguidade.
Uma das substâncias utilizadas no seu preparo era o suco de limão, que aparece quando o papel é aquecido. Outra possibilidade é usar o sulfeto ferroso para preparar a tinta e o cianureto de potássio para revelar a mensagem. Uma das práticas mais conhecidas, segundo os registros, era escrever com palito de dente molhado no leite e depois alisar o papel com ferro de passar roupa para descobrir o que estava escrito. Os alemães recorriam, ainda, a uma solução à base de aspirina.
Os documentos revelam também várias técnicas de envio de mensagens secretas, como colocar bilhetes embaixo de selos, nas cartas, ou em cápsulas de remédio. Outra opção era escrever nas unhas dos pés e polvilhar sobre eles um pouco de pó de carvão para ler a mensagem.
Era difícil ser agente secreto na época sem tecnologia de ponta!
Fonte: História Viva.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário