quarta-feira, 8 de junho de 2011

7 vestígios humanos fora da Terra

O homem deixou sua pegada em quase todos os lugares da Terra. E se não conseguiu pisar nas profundezas do Atlântico ou no coração da Floresta Amazônica, já mandou robôs, sonares e todo tipo de tecnologia para monitorá-los de longe. Também exploramos o espaço e deixamos rastros que qualquer alienígena poderia facilmente identificar. Acontece que nem todo vestígio humano no espaço sideral é sinal de vida "inteligente" aqui na Terra.

7 - Naves Espaciais - Ao longo dos últimos 50 anos, mandamos seres humanos, animais, insetos, bactérias e, principalmente, naves não tripuladas para fora do planeta. O sonho de viajar pelo espaço já é realidade - mas ainda estamos longe do sonho da ficção científica com populações vivendo fora da Terra. As viagens continuam a explorar o espaço mas astronautas e robôs ainda não bateram papo com nenhum ET.


6 - Telescópios - Os telescópios espaciais são feitos para enxergar o universo sem a interferência da atmosfera terrestre. O Hubble, lançado em 1990, não é o único em funcionamento fora da Terra, mas é o mais famoso e mais velho deles.
Ele observa o espaço em luz normal e infravermelha, enviando informações visuais de estrelas fora de nossa galáxia.
Nosso principal "olho" espacial está quase se aposentando. Em 2014 é provável que deixe de funcionar e em seu lugar será lançado outro gigante: o Telescópio Espacial James Webb, com lançamento previsto para 2013.


5 - Satélites - De acordo com a Nasa, existem cerca de 3 mil satélites rodeando a Terra. Isso significa mais de 3 mil máquinas criadas pelo homem observando nosso planeta e o espaço o tempo todo, responsáveis por diversas funções: monitoramento de certas áreas, fotografia em luz natural e raio-X, infravermelha, etc.etc. Alguns são tão grandes que é possível observá-los cruzando os céus em noites com pouca luz.


4 - Ondas de Rádio e Televisão - No livro "Contato", do astrofísico Carl Sagan, alienígenas captam o discurso de Hitler nas Olimpíadas de Berlim em 1936 e vieram até nosso planeta bater um papo...Até onde sabemos isto nunca aconteceu de verdade. Ainda!
A atmosfera terrestre bloqueia emissões de rádio de frequências abaixo de 10 MHz e acima de 10 GHz. Porém, as bandas UHF e VHF e microondas estão entre essas duas frequências e escapam para o espaço - teoricamente, para sempre. As ondas que vagam pelo espaço são uma evidência clara de vida na Terra e poderiam ser captadas por alienígenas.
Nós só estamos produzindo sinais de rádio e TV fortes o suficiente para ultrapassar a atmosfera  há 60 anos, o que significa que apenas ETs a no máximo 60 anos luz daqui poderiam captar nossas emissões.


3 - Discos Dourados  que explicam como é a vida na Terra - Em 2011, dois discos de cobre banhados a ouro contendo 116 imagens e diversos sons da Terra alcançaram o "espaço aberto", ou seja: saíram dos domínios do Sistema Solar. As naves Voyager 1 e 2, enviadas em 1977 e que viajam com os discos, são dois artefatos humanos que mais se afastaram da Terra até hoje.
Os chamados Golden Records contém informações da Terra destinadas às formas de vida inteligente fora do planeta. As imagens foram codificadas de forma analógica, compostas de 512 linhas verticais e informações auditivas. Será que "eles" vão entender?


2 - Lixo Espacial - Não contentes de poluir nosso planeta, também deixamos rastros de sujeira pelo espaço. segundo a Nasa, há cerca de 500 mil resíduos humanos sem função girando ao redor da Terra a mais de 7 mil km/h.
A sujeira além de feia é perigosa. Em outubro do ano passado, um satélite inativo da Nasa quase colidiu com uma Estação Espacial com seis tripulantes. Foi preciso uma manobra arrojada para não bater. Foi por pouco!

1 - Bolas de Golfe - De todas as tranqueiras que já mandamos para o espaço, essas são as mais curiosas. Em 1971, na terceira missão bem sucedida até a Lua, o astronauta Alan Shepard (que é jogador de golfe) mandou duas bolas de golfe literalmente para o espaço.
Uma rolou para dentro de uma cratera a uns 36m de distância e a segunda bola por não haver atmosfera na Lua, voou por uns 180m. Mas...Nenhum ET rebateu de volta...!!!
Fonte: Superinteressante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário