terça-feira, 10 de maio de 2011

Um espião difícil de esconder

Uma qualidade essencial para qualquer espião é a capacidade de passar despercebido. Não é o caso do Blue Devil, o dirigível que está sendo construído pela força aérea norte-americana para vigiar o Afeganistão. Mesmo assim, promete ser a menina dos olhos do exército ianque. Ele tem 350m de comprimento, o que equivale a sete vezes o tamanho do famoso Zepelim da Goodyear. Virá equipado com gravadores de áudio capazes de interceptar celulares e walk-Talkies a milhas de distância, câmeras com infravermelho e radares que acompanham a movimentação de veículos e pessoas.
A parte externa será de Kevlar, uma fibra sintética sete vezes mais resistente que o aço. Mas os protagonistas serão os doze sensores com a tecnologia WAAS (Sistema de Vigilância Aérea de Grande Amplitude). Cada um é equipado com nove câmeras com alto poder de zoom, capazes de filmar em câmera lenta e em ângulos diferentes.
Juntos os sensores conseguirão cobrir uma área de 93 km² nas zonas de conflito. O "Diabo Azul" está sendo construído na Carolina do Norte ao custo de U$ 216 milhões e seu primeiro voo está previsto para 15 de outubro.

Fonte: Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário