terça-feira, 31 de maio de 2011

Qual será a capital do carro elétrico?

O prefeito de Londres, Boris Johnson, anunciou na quinta-feira passada (26) o projeto "Source London", uma parceria público privada que abriu 150 novos pontos de carga para carros elétricos na capital britânica - que agora conta com cerca de 400 pontos.
O sistema, almeja chegar até 1,3 mil "tomadas" automotivas até 2013. Tudo isso faz parte do plano, anunciado ainda na época da sua posse, em 2008, de transformar Londres na "Capital do Carro Elétrico" na Europa.
Além dos pontos de carga, ele também liberou motoristas elétricos do pagamento do pedágio urbano no centro da cidade e atualmente, ainda oferece incentivo e dispensa os motoristas de carros elétricos do pagamento de impostos.
Mundo afora, Londres não é a única a sonhar com o título de capital do carro elétrico. Paris está preparando o Autolib', um sistema de aluguel de 3 mil carros elétricos com preços camaradas e emissões zero.
Na Alemanha, o governo da chanceler Angela Merkel tem planos de pôs um milhão de carros elétricos nas ruas até 2020. Para isso estaria estudando medidas como liberar os carros de impostos durante os seus primeiros 10 anos, por exemplo, além de subsidiar a indústria com até um bilhão de euros.
O Brasil já teve alguns modelos elétricos pioneiros, fabricados pela Gurgel nas décadas de 70 e 80. Hoje, existem protótipos e planos isolados, mas ainda não parece haver decisão estratégica de investir neste setor.
Parece que já foi dada a largada para a corrida dos carros elétricos...
Fonte:BBC Brasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário