sexta-feira, 6 de maio de 2011

Países ricos deixam passar prazo de acordo financeiro para o Clima

Os países ricos deixaram passar o prazo definido pela ONU para apresentar um plano de assistência a países em desenvolvimento no combate às mudanças climáticas.
Entre os países industrializados, apenas Rússia e Ucrânia enviaram cartas às Nações Unidas até o prazo de 1º de maio - apenas para dizer que não se sentem obrigados a contribuir dentro do acordo para fornecer suas parcelas nas verbas climáticas para 2010-2012. 
A falta de resposta dos outros países representa um revés para o acordo, pelo qual a ajuda deveria chegar a 100 bilhões de dólares por ano até 2010.
Em um encontro de quase 200 países em Cancun, no México, em dezembro, os países industrializados concordaram em fornecer até maio de 2011 detalhes sobre suas primeiras verbas iniciais rápidas, como parte de um plano mais amplo que previa também a criação de um Fundo Climático Verde.
O dinheiro visa ajudar os países em desenvolvimento a frear o aumento de suas emissões de gases estufa e adaptar-se aos impactos das mudanças climáticas, que vão desde as secas a elevação dos níveis do mar.
Mas os países desenvolvidos estão tendo dificuldades em cumprir suas promessas de ajuda para 2010-2012, que hoje somam 30 bilhões de dólares. O país com mais dificuldades é o Japão, depois do terremoto e tsunami de março. EUA e muitos outros países enfrentam cortes em seus orçamentos.
Os países ricos prometeram novas e adicionais verbas climáticas na cúpula de Copenhague, em 2009, e reiteraram a promessa em Cancun. Os países ricos são os que mais contribuíram até agora para provocar o aquecimento global, pelo fato de terem emitido mais gases estufa desde a Revolução Industrial.
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário