quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cientistas desvendam mistério que pode melhorar previsão do tempo

Dois pesquisadores espanhóis conseguiram desvendar um mistério que durava pelo menos 50 anos: Calcularam com precisão os complexos movimentos que as moléculas fazem nos líquidos em repouso. Por exemplo: Em um copo de água parada, as moléculas continuam a se mexer, ao contrário do que acontece com as moléculas dos sólidos, como de uma barra de ferro ou um jarro de vidro.
O que fizeram os pesquisadores Alberto Enciso e Daniel Peralta, do Conselho Superior de Pesquisas Científicas, da Espanha, foi demonstrar matematicamente a trajetória dessas moléculas.
A descoberta publicada na revista Annals of  Mathematics, pode ajudar a aperfeiçoar a previsão do tempo. Isso porque as trajetórias seguidas pelas partículas em um líquido seguem padrões semelhantes aos das moléculas no ar. Este resultado pode ajudar a entender problemas na previsão de fenômenos atmosféricos e meteorológicos. Além disso, as mesmas trajetórias calculadas pelos cientistas podem ser aplicadas aos fenômenos de fusão nuclear do Sol em estudos ainda em aberto.
As bases do mistério das moléculas de água estão em pesquisas feitas há 250 anos, quando o físico e matemático suiço Leonhard Euler postulou a equação dos fluídos estacionários, batizada como Equação de Euler. Na década de 1960, o matemático russo Vladimir Arnold avançou com a Equação de Euler, o que encorajou a comunidade científica a buscar soluções matemáticas para explicar algo provado à simples vista, com a dissolução de gotas de tinta em água.
Os pesquisadores chegaram ao resultado 50 anos depois de proposto o desafio.
Fonte: Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário