terça-feira, 3 de maio de 2011

Cientistas capturam número recorde de antiátomos na Europa

Pesquisadores da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), na Suiça, anunciaram na segunda-feira que conseguiram prender 309 átomos de antihidrogênio por mil segundos. O site Technology Review destaca que o anúncio de ontem representa um importante marco nas pesquisas, já que o máximo que os pesquisadores já conseguiram até então havia sido no final do ano passado, quando conseguiram prender 38 antiátomos por 172 milisegundos. O site destaca ainda que este feito pode ajudar a responder importantes perguntas envolvendo a antigravidade.
A antigravidade é o efeito contrário ao da gravidade à qual a matéria está naturalmente sujeita, ou seja, é o efeito contrário ao "cair para baixo". Assim, se os pesquisadores conseguirem realmente de modo controlado este efeito, acabaram de criar uma forma de investigar se a antimatéria "cai para cima".
A antimatéria representa uma das teorias mais importante para os estudos que envolvem a criação do Universo e sua expansão, por exemplo. Pesquisadores acreditam que o Universo seja constituído da mesma quantidade de antimatéria quanto de matéria, só que não é possível identificá-la. Em teoria, estes dois componentes são opostos e se repelem, o que seria uma explicação para não somente a expansão do Universo, mas também o aumento da velocidade de expansão.
Fonte: Jornal do Brasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário