terça-feira, 31 de maio de 2011

Adeus alemão às usinas nucleares

Decisão do governo da Alemanha, de fechar seus reatores até 2022, pode ser precedente para outros países.
Decisão tomada ontem em Berlim tem potencial para pôr em xeque o futuro da energia nuclear em todo o mundo - o tema tem sido motivo de debates acalorados quanto ao custo-benefício de se manter o projeto que prevê energia limpa, mas sob risco de graves acidentes.
O governo alemão resolveu ontem fechar os últimos reatores do país em 2022, em medida que guarda relação com a catástrofe, em março, da central nuclear japonesa de Fukushima, provocado por um terremoto.
A Alemanha é, então, a primeira grande potência industrial que renunciou à energia nuclear!
A coalizão chegou a um acordo para dar fim ao recurso à energia nuclear. Quatorze dos 17 reatores alemães não estarão mais em serviço no fim de 2021 e os três últimos - os mais novos - serão utilizados no máximo até 2022.
Os sete reatores mais antigos já haviam sido desconectados da rede de energia elétrica, à espera de uma auditoria solicitada em março pelo governo após a catástrofe de Fukushima e não serão mais reativados.
O problema para a Alemanha é: o país terá de arranjar, até 2022, uma maneira de produzir 23% de sua energia elétrica, parcela assegurada por fonte nuclear. O sistema deve e pode ser fundamentalmente modificado e já existem sugestões a respeito de recorrer às energias renováveis em vez do carvão.
Os sentimentos antinucleares na Alemanha têm levado o país a manifestações, levando até 160 mil pessoas às ruas em várias cidades do país.
A curto prazo, a Alemanha deverá substituir as suas 17 usinas nucleares por termelétricas convencionais, importando carvão. O segundo passo é a substituição por energia eólica, solar e pela biomassa - obtida a partir de material biológico como óleos vegetais e dejetos orgânicos.
Se a Alemanha conseguir cumprir essa meta, será um modelo para o mundo e dá um passo à frente no ambicioso plano de se tornar um dos países mais modernos em geração de energia limpa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário