quinta-feira, 28 de abril de 2011

Último voo do "Endeavour" é o outro grande evento desta sexta-feira

O último voo do "Endeavour" - o penúltimo de um ônibus espacial americano - coincide nesta sexta-feira com o casamento de William da Inglaterra e Kate Mindleton, e também tem os elementos de uma história de amor e superação.
O voo é histórico por si só: trata-se do último realizado por este ônibus espacial antes de se aposentar. Mais tarde neste ano será lançado o Atlantis e, com isso, o programa espacial americano, que já tem 30 anos, terá fim.
O ônibus mais jovem da frota original de seis aparelhos transportará à Estação Espacial Internacional (ISS) o espectômetro magnético Alpha 2 (AMS), um módulo experimental em física fundamental que será utilizado para investigar mistérios como a existência da antimatéria ou a natureza da matéria escura, invisível.
O Endeavour "nasceu da tragédia do Challenger", afirma a Nasa, em um texto onde lembra que a explosão daquele ônibus espacial em 1986 levou o Congresso a autorizar um ano depois a construção de outra nave espacial. A nave foi lançada pela primeira vez ao espaço em 1991 e seu último voo, nesta sexta-feira às 16h47 de Brasília, para uma missão de 14 dias, será o número 25 de sua carreira.
Fonte: Isto É.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário