domingo, 24 de abril de 2011

Sol tem maior erupção em quatro anos e pode causar danos nas telecomunicações da Terra

O Sol produziu na terça-feira sua maior erupção dos últimos quatro anos, o que indica um novo ciclo de atividade solar, após um longo período de calma, informou a Nasa, a agência espacial americana.
"O Sol produziu sua primeira explosão de categoria X - a mais elevada - em mais de quatro anos no dia 15 de fevereiro", diz o comunicado. O observatório de Dinâmica Solar da Nasa registrou um flash de radiações ultravioletas de forte intensidade em região muito ativa no hemisfério sul do Sol, crrespondente à mancha nº1158. O hemisfério sul do Sol era até agora menos ativo que o norte.
A erupção foi precedida por várias explosões de menor potência, das categorias M e C, nos dias anteriores. Esta forte erupção foi acompanhada pela ejeção de massa coronal, uma forte explosão magnética na coroa do Sol que lançou ao espaço plasma ionizado a cerca de 900km/s, que deve atingir a órbita da Terra nesta quinta-feira.
As erupções solares desta potência podem provocar graves perturbações nas telecomunicações, na Terra e no espaço, assim como nos sistemas de distribuição elétrica, advertiu a Nasa.
Em 1972, uma tormenta magnética provocada por erupção solar deixou 6 milhões de habitantes da cidade de Quebec sem energia elétrica.
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário