sexta-feira, 29 de abril de 2011

Programa de busca por alienígenas é cancelado nos EUA

Se uma raça alienígena evoluísse de forma parecida com a nossa e inventasse o rádio, nós seríamos capazes de encontrá-la. Com essa premissa, nasceu o programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), que usa um conjunto de 42 radiotelescópios para detectar os possíveis sinais dos alienígenas.
O projeto opera nos EUA desde os anos 1980 e foi tema do filme "Contato", baseado no romance de Carl Sagan e com a atriz Jodie Foster, mas no dia 15 do corrente suspendeu temporariamente as operações em sua sede por falta de dinheiro.
Os cortes no orçamento do Estado da Califórnia e a diminuição de receitas após a crise econômica que atingiu os EUA são os motivos apontados pelo SETI para a desativação do complexo.
Segundo Tom Pierson, diretor da instituição, os radiotelescópios estão em hibernação devido à falta de verbas para seu funcionamento, mas sua manutenção será garantida por equipes fortemente reduzidas.
O projeto sempre foi um empreendimento científico extremamente controvertido por não ser considerado relevante por muitos cientistas, ao passo que outros creem que a busca por ondas de rádio enviadas por todo o universo é uma maneira eficaz de encontrar vida fora da Terra.
Agora, o SETI está à procura de novas fontes de receitas e, para ajudar na captação de recursos, inclusive através do site da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário