sábado, 16 de abril de 2011

Nasa avança na construção do substituto do Hubble

A agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou nesta quinta-feira que os seis primeiros de 18 segmentos que formarão o espelho principal do telescópio "James Webb Space Telescope" (JWST), que substituirá o Hubble - lançado em 1990 -, já estão prontos para testes de resistência às temperaturas extremas do espaço.
Cada um dos espelhos tem 1,3 m de diâmetro e juntos eles formam o espelho hexagonal de 6,5 m do telescópio, necessário para as observações do espaço que será três vezes maior. Cada um dos espelhos pesa cerca de 40 kg e eles são feitos de um metal chamado Berílio coberto com uma camada microscópica de ouro, de forma que ele capte a luz de maneira eficiente e em quantidade maior. 
Após o lançamento do Hubble novas tecnologias foram desenvolvidas, permitindo a construção de outro telescópio sob uma nova concepção. Ele deverá operar bem mais distante da Terra, orbitando no halo que constitui o segundo ponto de Lagrange L2 - que está além da órbita da Lua e como não poderá ser atingido pelo ônibus espacial, o telescópio cobrirá o espaço, e segundo os cientistas, terá capacidade de observar todo o Universo, até os seus limites...
A previsão de lançamento será até junho de 2013 e durará no mínimo 5 anos, com a possibilidade de a missão ser estendida.
Na imagem -  protótipo do JWST.
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário