domingo, 17 de abril de 2011

Livro traz um agradável olhar sobre os elementos químicos

Algumas pessoas colecionam moedas ou selos. Outras guardam figurinhas de álbuns da Copa...
Hugh Aldersey-Williams coleciona as bases do universo!
Ele tentou reunir amostras puras de todos os elementos conhecidos - do comum ao raro, do inerte até o letal. Sua missão nasceu de um simples desejo: ver e sentir os elementos que pareciam existir apenas como abreviações da tabela periódica.
O sentimentalismo científico do escritor pode parecer incomum, mas ele não só fez isto como também dividiu esta paixão em seu último livro "Periodic Tales: A Cultural History of the Elements, From Aersenic to Zinc" (ainda sem tradução em português).
Poucas pessoas se preocuparam com elementos químicos fora da aula de química, embora cada um dos elementos tenha uma história interessante que merece ser contada. A corrida ao ouro, por exemplo,  levou algumas culturas a explorar o mundo, enquanto outras culturas o consideravam inútil.
A platina é tão abundante quanto o ouro, mas é mais valiosa, por causa da demanda criada artificialmente. Já o cloro mudou a maneira das nações guerrearem.
Neste contexto, os elementos são surpreendentemente fascinantes e o escritor escreve sobre como cada um deles foi descoberto, como vem sendo usado pela humanidade ao longo da história e descreve as mudanças que eles provocam. São mais de cem elementos descritos!
Ele acredita que as histórias vão contribuir para a apreciação destes elementos, que estão por toda a parte e são facilmente ignorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário