quinta-feira, 28 de abril de 2011

Imagem divulgada pelo Observatório da Terra na Nasa mostra a visualização da "magnetosfera"

A visualização do campo magnético da Terra foi mostrado pelo Observatório da Nasa -, a "magnetosfera", como ela deve aparecer no espaço.
A visão conceitual é formada por observações reais que foram feitas desde o começo da Era Espacial. As linhas laranja e azuis mostram a oposição entre a polaridade norte e sul dos campos terrestres. As linhas não são visíveis, mas podem ser detectadas por sensores que contam partículas atômicas -, prótons e elétrons que se movem no espaço ao redor da Terra. Ao contrário do padrão simétrico da limalha de ferro e ímã, a magnetosfera é empurrada para o lado que fica de frente para o Sol e estende-se para a esteira da Terra. Isso é causado pelo vento solar, uma corrente de partículas de alta velocidade que flui para fora do Sol carregando as assinaturas de seu próprio campo magnético.
Como a camada de ozônio, a magnetosfera é importante para a vida na Terra, pois protege-nos da maior parte da radiação nociva e do plasma quente do Sol, desviando-os para o espaço. Sem ela a vida na Terra seria praticamente impossível.
O campo magnético é constantemente assolado pelas emissões de nossa estrela mais próxima, que pode conduzir a corrente elétrica que flui no espaço ao redor da Terra - correntes que podem interromper as transmições de rádio e danificar satélites em um fenômeno conhecido como o clima espacial. Eles também podem produzir belas auroras, como mostra a imagem acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário