sexta-feira, 15 de abril de 2011

Equipe da Unicamp identifica ossada em três Inconfidentes Mineiros

Após 10 anos de estudos, foram identificadas ossadas de três inconfidentes mineiros mortos a cerca de 200 anos. José de Resende Costa, Domingos Vidal Barbosa e João Dias Mota, ganharão lugar no panteão do Museu da Inconfidência Mineira, em Ouro Preto, Minas Gerais, onde irão se juntar aos restos mortais de 13 inconfidentes.
Os ossos foram submetidos a exames de densitometria e exame radiográfico - que mede a densidade dos ossos e identifica a idade em que a pessoa tinha quando morreu. Tudo indica que José de Resende Costa tinha aproximadamente 70 anos, Domingos Vidal entre 30 e 32 e João Mota, 50 anos.
Com a grande quantidade de fragmentos ósseos pertencentes a um crânio, a equipe da Universidade de Campinas (Unicamp), chefiada pelo prefessor e doutor Eduardo Daruge, conseguiu a reconstrução facial de José de Resende, por uma tomografia computadorizada em três dimensões feitas em uma universidade de Londres.
Desde 1980, a diretor do museu, Rui Romão, e a equipe de pesquisadores da instituição vinham estudando a autenticidade das ossadas. Em 1993, a equipe da Unicamp recebeu o material e começou a longo processo de separar e depois montar as peças.
A cerimônia de sepultamento está marcada para o dia 21 de abril, Dia de Tiradentes.
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário