sexta-feira, 29 de abril de 2011

Em 10 anos, população feminina superou a masculina em 4 milhões no Brasil

O Brasil passou a ter quase 4 milhões de mulheres a mais do que homens em 10 anos, segundo dados do Senso Demográfico 2010, divulgados hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A relação entre os gêneros, segundo o estudo, é de 96 homens para cada 100 mulheres.
"Isso já vem ao longo dos censos e é em função da mortalidade. Apesar de nascerem mais homens, como a mortalidade dos homens é superior à das mulheres ao longo da vida, no final, você tem um contingente maior de mulheres", explica o Instituto.
De acordo com eles, nascem 105 homens a cada 100 mulheres, mas como eles estão mais vulneráveis a situações de violência, por exemplo, o número de mortes é maior.
Outra constatação do levantamento que verificou a situação demográfica do país e as mudanças ocorridas entre 2000 e 2010 foi o envelhecimento da população brasileira que somou cerca de 190 milhões de habitantes ( 190.755.799) no ano passado. De acordo com o IBGE, o crescimento absoluto da pessoa adulta e o aumento da participação da população idosa no país foram os fatores que mais contribuíram para o aumento da população brasileira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário