quarta-feira, 27 de abril de 2011

Egito: encontrada estátua colossal do faraó Amenófis III

Arqueólogos egípcios descobrem uma enorme estátua de Amenófis III, uma das maiores do faraó, perto de Luxor, no sul do Egito. O anúncio foi feito nesta terça-feira em comunicado da Secretaria de Estado para Antiguidades.
A escultura, com mais de 13 metros de altura, foi encontrada em sete pedaços no templo funerário de Amenófis III em Kom al Hitan. segundo o comunicado, trata-se de uma das duas estátuas colocadas na entrada norte do templo, que provavelmente foram destruídas por um terremoto ocorrido no ano 27a.C. A estátua cuja cabeça ainda não foi encontrada, estava enterrada desde estão. A outra estátua deve ser retirada em breve.
Amenófis III ou Amenhotep III que reinou no Egito entre 1390 e 1392 a.C. foi o 9º faraó -, sucedeu seu pai Tutmés IV . Conhecido como "O faraó herege",  foi considerado o precursor do monoteísmo porque tentou impor o culto exclusivo ao deus  Aton, posição que influenciará de forma importante a reforma empreendida posteriormente pelo seu filho e sucessor Amenófis IV ou Akenaton. Era o avô de Tutancâmon.
Fonte: Veja.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário