segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ecoluxúria na Grécia: Boas intenções e iniciativas verdes

O resort Costa Navarino, em Messinia, sudoeste da Grécia, foi construído na Península do Peloponeso por Vassilis Constantakopoulos, um garoto local que se tornou magnata dos transportes e morreu em janeiro. Ele disse que o trabalho de sua vida era revitalizar, com ecoturismo internacional de luxo, - uma das regiões mais abatidas do país.
O que ele e seu filho fizeram é considerado extraordinário: os arquitetos de Navarino usaram material local, os hotéis estão adequados à paisagem, os campos de golfe, por exemplo, tirarão água apenas de reservatórios construídos especialmente para isso, que coletam o que sobra no inverno. A água quente é  alimentada  por energia solar. A próxima fase do projeto irá utilizar a energia solar.
A natureza está sendo reorganizada. As praias não foram tocadas, mas rodovias e rios foram desviados, cerca de 6 mil árvores foram retiradas e replantadas, 400 mil arbustos e jardins em telhados foram plantados em abundância e há a expectativa que o empreendimento venha transformar a economia do Peloponeso. 
O resort financiará um observatório de investigação marinha para a Academia de Atenas e a Universidade de Estocolmo, que estudará os efeitos das mudanças climáticas no Mediterrâneo.
As ideias são boas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário