sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dia da Terra

Hoje, 22 de abril - Dia da Terra!
Criado pelo senador americano Gaylord Nelson, tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais de proteção da Terra.
O evento foi a culminação de uma série de tendências que começaram nos anos 50 em que os cientistas começaram a notar como a industrialização impactava o ecossistema da Terra.
Em 1970, a preocupação com o crescimento populacional, a fome em massa, a poluição do ar e da água uniu o  grupo  num movimento para apoiar um ambiente mais limpo e mais saudável. Só em 1990 porém, que esta data se internacionalizou.
No Dia da Terra estamos convidados a fazer uma reflexão sobre a saúde de nosso planeta, tanto a nível global como regional e local.
Por coincidência também celebramos o Descobrimento do Brasil, quando os portugueses desembarcaram em terra e tiveram o primeiro contato com os índios.
Os portugueses estranharam muito os hábitos indígenas como o fato de andarem nus! o que contrastou com as roupas pesadas dos europeus devido ao clima mais frio.
Apesar do choque entre culturas, os índios ensinaram muito aos europeus. Os índios viviam e vivem em harmonia com a natureza, respeitam a mata, valorizam os animais e são profundos conhecedores da flora onde vivem.
Aprendendo um pouco mais sobre os índios brasileiros quem sabe encontraremos mais sabedoria para cuidar melhor da nossa Mãe Terra!
A Terra é a nossa casa e a casa de todos os seres vivos. Somos parte de um universo em evolução. Portanto, para alertar e buscar soluções urgentes para os problemas que se sucedem e estão se tornando críticos ao longo de décadas como: a contaminação do ar, água e solos, a destruição dos ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies de animais dizimados, o esgotamento dos recursos não renováveis, destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas é que foi instituído o Dia da Terra!
                                Consciência é o primeiro passo, ação é o segundo!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário