terça-feira, 5 de abril de 2011

Busca pelos restos mortais da Mona Lisa...

Pesquisadores italianos anunciaram planos de desenterrar ossos num convento em Florença na esperança de identificar os restos mortais de uma mulher da Renascença que pode ter sido a modelo para o quadro "Mona Lisa". Eles esperam que o projeto ajude a desvendar alguns dos mistérios que cercam a obra-prima de Leonardo da Vinci, entre eles se a modelo foi mesmo Lisa Gherardini.
O líder do projeto, Silvano Vinceti, disse que as escavações no convento de Santa Ursula, em Florença, estão marcados para começar neste mês de abril. Lisa Gherardini foi a esposa de um rico mercador de seda chamado Francesco del Giocondo. A história sempre a ligou ao quadro, que na Itália é conhecido como "La Gioconda".
Gherardini nasceu em 1479. Há poucos anos, o historiador italiano amador disse ter encontrado uma certidão de óbito indicando que ele morreu em 1542 e foi enterrada no convento de Santa Ursula. Vinceti também cita documentos indicando que a família Giocondo fez generosas doações para o convento.
O projeto faz parte de uma nova tendência de investigação da história. O grupo de Vincetireconstruiu a face de alguns artistas italianos com base em seus crânios e no ano passado ele disse ter identificado os ossos de Caravaggio e descoberto a possível causa de sua morte, 400 anos depois.
"Se" esses ossos forem encontrados, então os pesquisadores vão extrair DNA e fazer datação com carbono. Se forem encontrados fragmentos do crânio, dependendo do estado de preservação, é possível fazer uma reconstrução facial. Esse será o passo fundamental para garantir que ela foi a modelo de Mona Lisa.
Esta pesquisa, contudo, está sendo muito criticada por outros especialistas afirmando que elas acrescentam pouco à compreensão das obras de arte.
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário