quinta-feira, 7 de abril de 2011

Arqueólogos descobrem peça com "a escrita" mais antiga da Europa

Foi descoberto na Grécia uma pedra com a escrita mais antiga da Europa, de 3.350 anos atrás.
O fragmento de uma pedra de argila do período micênico, que pertenceu a um lojista, foi descoberto pela equipe do professor de estudos gregos da Universidade de Missouri - St.Louis, nos EUA.
A peça foi datada de 1.450 a 1.350 a.C., de 100 a 150 anos mais antigas que as peças do Petsas House, casa que existiu na Era do Bronze. Ela foi encontrada durante uma escavação da universidade, na região da mais antiga vila do período micênico, Iklaina, no sudeste da Grécia.
A descoberta deste fragmento de pedra traz novidades para a história da Grécia Antiga. Segundo o pesquisador, é um indício de que a alfabetização e a burocracia surgiram antes do que se imaginava.
Os micênicos costumavam colocar tabelas de cerâmica em seus palácios para registro de propriedades e transações. O sistema de escrita na peça era o Linear B, mais antigo que o alfabeto romano, que tinha 87 sinais silábicos. Análises preliminares sugerem que os escritos na pedra encontrada, na parte frontal, façam referência a um tipo de processo de manufatura. Na parte trazeira, há uma lista de nomes de homens, ao lado de números.
Para o professor a descoberta foi uma grande surpresa. Nos últimos dois anos, ele e sua equipe encontraram peças que evidenciam a existência de um palácio micênico, com arquitetura elaborada, terraços, murais coloridos e um sistema de drenagem à frente do seu tempo.
No dia 12 de abril, o estudo será apresentado em um seminário no Museu de História de Missouri e publicado na edição de abril da "Proceedings of the Athens Archaelogical Society".
Fonte: National Geographic.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário