segunda-feira, 28 de março de 2011

Os exemplos que vêm de Londres

Os Jogos Olímpicos de 2012, na capital britânica, devem ser os mais sustentáveis já realizados e servem de modelo para os próximos eventos esportivos no Brasil.
Londres 2012 está muito perto de conseguir o que se propôs anos atrás: tornar-se a Olimpíada mais verde da história. A sustentabilidadefoi uma das bandeiras da candidatura britânica a ser sede dos jogos - e a organização do evento levou o comprometimento a sério.
O sucesso, portanto, não ocorreu à toa: veio com muito planejamento, esforço e disciplina de todos os envolvidos no projeto. A começar por um plano bastante específico do que deveria ser feito, que englobava desde a decisão sobre onde seriam realizadas as competições, quais materiais seriam utilizados nas obras necessárias, como produzir menos lixo nesse processo e como economizar água, além de iniciativas menos óbvias, como dar prioridade para a compra de alimentos produzidos localmente.
Alguns exemplos do projeto:* Em alguns casos as construções serão temporárias e poderão ser desmontadas e reutilizadas em outro local;
*Praticamente toda a ventilação do Velódromo e do Parque Olímpico é natural, sem uso de ar condicionado;
*A cidade prevê um investimento de 150 milhões de libras em aprimoramento da estrutura para bicicletas;
*No Parque Olímpico, pelo menos 70% dos resíduos serão reutilizados, reciclados ou passarão por compostagem;
*Os prédios utilizados nos Jogos consumirão 40% menos água, devido a iniciativas como banheiros com descargas menos gastadoras e reaproveitamento da água da chuva;
*Uma hidrovia foi criada para atender às necessidades de transporte de material para a construção, e uma ferrovia foi reativada com o mesmo objetivo, ajudando a reduzir a emissão de carbono da construção...
O projeto ambicioso quer construir uma cidade para o futuro, não apenas para a Olimpíada. Foi esse o tom da fala de Dan Epstein, diretor de Sustentabilidade e Regeneração dos Jogos de Londres, durante o "Fórum Mundial de Sustentabilidade", semana passada, em Manaus (AM).
Bem diferente do que está acontecendo hoje no Brasil, onde os preparativos para a Copa de 2014 ainda são tímidos , e tem até estádio querendo pular o licenciamento ambiental para sair mais rápido do papel.
O relógio já está em contagem regressiva para a Abertura dos Jogos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário