domingo, 13 de março de 2011

Itália celebra 150 anos de unificação

No dia 17 de março de 1861, Vitor Emanuel II, rei do Piemonte e da Sardenha, reuniu-se em Turim com representantes de outros Estados da península Itálica e encerrou um longo processo de lutas e guerras nacionalistas pela independência e unificação da Itália. Passados 150 anos, a mesma cidade de Turim, que se tornou a primeira capital do país, sedia uma série de eventos, mostras e manifestações destinados a celebrar o aniversário.
Até a metade do século XIX, a Itália estava fragmentada em uma série de Estados independentes e principados, alguns sob controle da Áustria. A partir de 1848, começaram a surgir movimentos nacionalistas pregando a unificação dos Estados e as guerras de independência, que culminaram na fundação da Itália moderna, em 1861.
Na região do Piemonte, onde tudo começou, se concentraram as principais atrações da comemoração da unificação e à criação da identidade italiana.
Por causa da efeméride vários edifícios históricos, praças e parques em várias cidades italianas estão sendo restaurados. Entre eles:
A "Venaria Reale" (foto acima), construída nos séculos XVII e XVIII, era um complexo de lazer e caça dos nobres da Casa de Savoia, nas cercanias de Turim. Restaurado, o local vai acolher a mostra "La Bella Itália", de 17 de março a 11 de setembro, com 300 obras de arte que retratam como os italianos se auto-representavam desde a Idade Média até sua unificação, em 1861.
Fonte: História Viva.com 

Um comentário:

  1. Uma linda postagem! Muito obrigado!
    Hoje, a “Associazione Culturale Luís de Camões” celebra o 150º Aniversário da União de Itália.
    Temos o prazer de convidar-vos para comemorar connosco o aniversário do nosso País!.
    A festa ocorrerá no blog da nossa Associação:
    http://associazionecamoes.blogspot.com/
    Contamos com a vossa presença.

    ResponderExcluir