sexta-feira, 25 de março de 2011

Homem já ocupava a América do Norte há 15.500 anos

O homem chegou à América do Norte 2.500 anos antes do que se pensava, de acordo com um estudo publicado no periódico americano "Science". Cientistas da universidade do Texas A&M analisaram mais de 15.000 objetos de pedra encontradas a 65 km de Austin, no Texas (EUA), e estimaram que foram feitos há 15.500 anos. Até agora, a evidência mais antiga da ocupação humana na América do Norte era o sítio arqueológico de Clóvis, no Estado do Novo México (EUA), onde foram encontrados vestígios de uma civilização que teria cruzado o Estreito de Bering, da Ásia à América do Norte, há 13.000 anos.
Os 15.000 objetos foram encontrados abaixo da camada de terra comumente associada ao período dos humanos de Clóvis. Para o arqueólogo Michael Waters, chefe da pesquisa, o achado é a indicação de que existiu uma civilização mais antiga do que se pensava na América do Norte. "A descoberta desafia a repensar como ocorreu a colonização do continente americano", disse ele.
Embora os objetos encontrados sejam diferentes da cultura Clóvis, o cientista acredita que os dois sítios arqueológicos podem ter ligação. "A civilização que produziu os objetos que encontramos teve tempo suficiente para aprender a construir objetos que hoje reconhecemos como sendo da cultura Clóvis. Acho que passou da hora de formularmos um novo modelo para o povoamento das Américas", afirma o arqueólogo.
Fonte: Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário