terça-feira, 29 de março de 2011

E esse trangênico no seu prato?

Você sabia que o Brasil é o segundo maior produtor de produtos trangênicos? Desde 1997 o país liberou a produção, e somente nos últimos dois anos a área plantada desse cultivo cresceu 19% no país. 
Por alguns, eles são vistos como uma das únicas formas de garantir comida no prato de todos daqui a alguns anos, quando a super-população poderá colocar em xeque a segurança alimentar do planeta (além de serem muito interessantes no ponto de vista econômico, claro).
Por outros, são tidos como uma grande ameaça para a saúde do ser humano e para o ambiente, pela imprevisibilidade de seus impactos no longo prazo.
Polêmicas à parte, o fato é que os trangênicos já entraram na nossa casa sem que a gente percebesse.
A lei brasileira diz que o consumidor tem o direito de saber se o produto que ele está consumindo é transgênico ou não.
Existe um selo que deve aparecer nos rótulos de produtos que usam ingredientes geneticamente modificados em sua formulação -, mesmo que o produto tenha apenas 1% de transgênicos -, este selo deve aparecer. É um triângulo equilátero amarelo, com a letra T dentro. Caso a embalagem não seja colorida, o triângulo pode ser preto impresso sobre fundo branco. Este selo é pouco divulgado para a população.
Os trangênicos contém materiais genéticos de outros organismos. Pouco se sabe a respeito desse tipo de alimento, pois, também não é muito divulgado.
Segundo o Greenpeace, "as sementes geneticamente modificadas, não foram testadas de maneira eficiente, e existe forte discussão se esse tipo de alimento é mesmo próprio para consumo".
Com o selo à mostra, cada cidadão terá  livre arbítrio para decidir...mas, pelo menos  saberá o que está consumindo!
Fonte: J. Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário