terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Voluntários simulam caminhada em Marte

Voluntários da simulação de voo a Marte realizaram, nesta terça-feira, a terceira e última caminhada sobre a "superfície" do planeta vermelho.
Ao pisar no "solo marciano", recriado nas instalações do IPBM (Instituto de Problemas Biomédicos) da Academia de Ciências da Rússia, em Moscou, e realizaram as tarefas previstas. Eles já realizaram a primeira caminhada no último dia 14,  e retornarão na quarta-feira à "órbita marciana" a bordo do módulo, que 24h mais tarde vai se acoplar de novo à "nave espacial".
O experimento, que começou em junho de 2010, serve para estudar a compatibilidade psicológica e a tolerância dos membros de uma tripulação durante um voo no espaço.
Seus participantes compartilharão, durante um total de quase um ano e meio, os 550 metros cúbicos que somam os quatro módulos cilíndricos que compõem o simulador, situado em IPBM.
A ESA (Agência Espacial Europeia) e a russa Roscosmos lançaram em 2004 o ambicioso projeto, ao qual se uniu posteriormente a China, e que  conta com a colaboração de países como os EUA e Espanha.
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário