domingo, 20 de fevereiro de 2011

Vacina Universal contra a gripe

O grande obstáculo para o desenvolvimento de uma vacina universal contra a gripe está nas características mutantes do vírus da influenza. O vírus que ataca neste ano estará diferente do ano seguinte. Por isso as vacinas têm validade curta. Um grupo de pesquisa da Universidade de Adelaide, na Austrália, mudou a abordagem da fabricação da vacina e pode estar perto de criar uma imunização universal.
As vacinas atuais inoculam nos pacientes formas brandas do vírus. No caso da gripe, assim que uma nova variedade aparece, ela é usada para a fabricação da vacina. Os pesquisadores australianos resolveram usar um peptídeo, uma molécula presente em todos os vírus da gripe, para criar a vacina. A ideia é que os anticorpos identifiquem essa molécula e com isso possam destruir diversas cepas do vírus.
A vacina australiana teria ainda a vantagem de ser administrada pelo nariz. O formato de spray nasal é um procedimento não-invasivo e poderá também reduzir o risco de alergia de grande parte dos pacientes com alergia ao ovo.
A vacina já foi testada com êxito, em ratos.
Fonte: Veja.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário