sábado, 12 de fevereiro de 2011

Um castelo medieval do século XXI

Em pleno século XXI, eles não têm pressa. Nada de automação, informática, novas tecnologias ou materiais. Pelo contrário. Nesse canteiro de obras só entram trabalhadores de pedra, forjadores de metais, carpinteiros e construtores que trabalham com o respeito às técnicas utilizadas no século XIII.
A 200 km de Paris, uma equipe trabalha, desde 1997, na construção de um castelo fortificado medieval. Arquitetura, técnicas de construção, ferramentas, métodos de edificação e materiais devem ser estritamente os mesmos utilizados na Idade Média.
A previsão para conclusão das obras do Castelo Guédelon é 2025.
Como não poderia deixar de ser, a fortaleza tem sua muralha de fortificação, ponte levadiça, sala de tiro e todos os detalhes de uma construção da época. Durante os meses de verão, o canteiro de obras fica aberto para visitas. No início os construtores achavam que receberiam cerca de 50 mil turistas por ano. Mas só na última temporada registraram mais de 315 mil visitantes. A ideia foi de Michel Guyot, proprietário de um castelo na região e restaurador -, usando tecnologias antigas nas edificações, elas serão idênticas às existentes na Idade Média.
Fonte: História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário