quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Telescópio espacial descobre um novo Sistema Solar

O satélite Kepler da Nasa, que vem realizando buscas  por planetas semelhantes à Terra desde 2009, encontrou um novo sistema planetário com seis planetas orbitando uma estrela semelhante ao Sol - sendo cinco desses exoplanetas pequenos com órbitas muito próximas da estrela.
A pesquisa da Universidade da Califórnia conseguiu determinar os tamanhos e massas dos planetas, além de descobrir sua composição, usando medições do Kepler de mudanças no brilho da estrela Kepler-11, centro do sistema planetário - batizado com este nome, por ter sido descoberto pelo telescópio orbital Kepler -, conforme os seis planetas que passavam a sua frente.
"Uma das características mais notáveis do sistema kepler-11 é como as órbitas dos planetas são próximas entre si", divulgaram os cientistas na revista científica "Nature", nesta quarta-feira.
O telescópio, está orbitando o Sol entre a Terra e Marte, conduzindo um censo planetário e buscando planetas similares à Terra. Medindo a luz de 100 mil estrelas nas constelações Cisne e Lira.
A esperança é encontrar planetas com tamanho e composição semelhantes às da Terra, dentro da chamada zona habitável - quente o suficiente para que exista água líquida, mas não demais para abrigar vida.
Fonte: Estadão.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário