segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Straddling Bus - mais barato, ecológico e alternativa mais rápida...

Uma grande preocupação no planejamento do transporte urbano é como aumentar a velocidade do tráfego. Alternativa mais barata, mais verde - o Straddling Bus -, exibido pela primeira vez na 13ª Feira High Tech - Exposição Internacional de Pequim.
O projeto quando apareceu na feira parecia apenas maluco de um engenheiro oriental e, agora, é um investimento representativo do governo chinês. O objetivo é diminuir o caos e os congestionamentos gigantes das principais vias de Pequim.
O ônibus, uma espécie de "engolidor de carros", vai abocanhar altos investimentos com a expectativa de que diminua os engarrafamentos em 30% nas principais vias da capital chinesa.
A promessa não é pouca uma vez que Pequim conseguiu a proeza de ter congestionamento se estendendo por 10 dias. Em agosto do ano passado, uma fila gigante de mais de cem quilômetros tinha previsão de durar até setembro!!!
Considerada uma das cidades com pior trânsito do mundo, Pequim é lar de serviços um tanto curiosos. Um deles oferece ao motorista preso na fila a opção de ir de moto até o destino desejado. Enquanto isso, uma outra pessoa "administra" o veículo no engarrafamento.
Diante deste quadro, a ideia custosa do engenheiro passa a fazer bastante sentido:
O ônibus terá 6 metros de largura e 4,5 metros de altura. Com capacidade de 1,4 mil passageiros na parte superior e andará a uma velocidade máxima de 60km/h.
É movido a energia solar e eletricidade e usa um abastecimento retransmissor - condutores no teto se esfregam em estações de carga ao longo da rota, provendo energia suficiente para chegar à próxima parada.
Em caso de acidente ou emergência, os passageiros podem desembarcar usando rampas infláveis como nos aviões.
É uma solução viável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário