quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Pesquisa mostra que Popeye tinha razão!

Um estudo científico demonstrou que Popeye tinha razão ao afirmar que sua força vinha do "espinafre". O famoso marinheiro, personagem de quadrinhos americano que depois virou desenho animado, engolia o conteúdo de uma lata de espinafre quando precisava utilizar os músculos para sair de uma encrenca.
Agora os pesquisadores descobriram que comer um prato de espinafre todos os dias realmente aumenta a eficiência muscular.
O consumo de 300 gr de espinafre reduz em 5% a quantidade de oxigênio necessária para o funcionamento dos músculos quando se faz exercícios físicos, segundo um estudo publicado na revista "Cell Metabolism".
O segredo não está no ferro, mas nos nitratos, muito abundantes nessa hortaliça e que chegam com mais eficiência às mitocôndrias, que produzem energia nas células.
Os cientistas deram a um grupo de voluntários durante três dias suplementos puros de nitrato em quantidade equivalente à encontrada em um prato de espinafre.
No começo e no final da experiência, os voluntários pedalaram em uma bicicleta ergométrica enquanto era medido seu consumo de oxigênio, que foi entre 3% e 5%. "É um efeito profundo e significativo. Demonstra que Popeye tinha razão", comentaram os especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário