segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Núcleo da Terra gira mais devagar do que se pensava

Geofísicos do Reino Unido descobriram que o núcleo da Terra gira mais devagar, afetando o campo magnético - indica um artigo publicado na revista "Nature Geoscience".
O estudo foi desenvolvido na Universidade de Cambridge (Reino Unido) e detalha que o núcleo do planeta se move mais lentamente do que o grau anual anteriormente considerado, e a velocidade de rotação é inferior a um grau a cada um milhão de anos.
O núcleo interno da Terra cresce mais devagar na medida em que o fluido externo vai se solidificando sobre a superfície do núcleo externo, afirma a pesquisa, e a diferença na velocidade hemisférica leste-oeste deste processo fica congelada na estrutura do núcleo interno.
"Descobrimos que a velocidade de rotação provém da evolução da estrutura hemisférica, e assim demonstra que os hemisférios e a rotação são compatíveis", explicam.
Até agora, segundo eles, este era um importante problema para a geofísica. "As rápidas velocidades de rotação eram incompatíveis com os hemisférios observados no núcleo interno, não permitiam tempo suficiente para que as diferenças congelassem a estrutura".
A descoberta é importante porque o calor produzido durante a solidificação e o crescimento do núcleo interno dirige a convecção do fluido nas camadas externas do núcleo.
Os fluxos de calor são os que encontram os campos magnéticos, que protegem a superfície terrestre da radiação solar e sem os quais não haveria vida na Terra.
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário