quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Modelo da "Mona Lisa" era homem, segundo pesquisadores

Leonardo da Vinci usou um jovem como modelo para sua Mona Lisa, asseguraram nesta quarta-feira (2) pesquisadores italianos especializados no esclarecimentos de mistérios artísticos, uma tese na qual especialistas do Louvre não acreditam.
O presidente do Comitê Nacional para a Valorização dos Bens Históricos, Silvano Vicenti, afirmou aos jornalistas que um jovem assistente do mestre renascentista chamado Salai foi o modelo do célebre retrato da Mona Lisa, também conhecida como Gioconda.
Salai, cujo verdadeiro nome era Gian Giacomo Caprotti, começou a trabalhar com o artista aos 16 anos e permaneceu ao seu lado durante 25 anos. Foi, dizem, sua musa e seu modelo para vários quadros e ainda, que os dois homens tinham uma relação "ambígua".
Ele destaca a grande semelhança entre os traços dos rostos dos protagonistas de "São João Batista" e "Angelo Incarnato" com o nariz e a boca da Mona Lisa. Segundo o pesquisador, o mestre deixou indícios, principalmente nos olhos da Gioconda uma minúscula letra "L" de Leonardo e um "S" de Salai.
Assegurou que, para chegar a estas conclusões, sua equipe baseou-se em uma análise de reproduções digitais de grande qualidade.
Mas o Louvre, proprietário da Mona Lisa, tem suas dúvidas!
Fonte: Folha.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário