quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Mesmo sem samba, já é carnaval na Europa

Na Europa já é carnaval. Pelo menos em cidades onde os festejos são mais badalados, como Nice, na França e Veneza, na Itália. Desde o último fim de semana, carros alegóricos, gôndolas enfeitadas, bailes de máscara e "batalhas" de flores ajuda a esquentar o frio começo do ano. Sem samba, mas com animação!
A imagem mais conhecida do carnaval de Veneza vem dos bailes de máscaras, com participantes vestidos como nobres do século XVII e usando máscaras elaboradíssimas. A festa começou sábado (19), e só termina na terça-feira Gorda.
Há uma profusão de gôndolas enfeitadas desfilando pelos canais, com pessoas fantasiadas, mas o epicentro do carnaval veneziano é a Praça de São Marcos. Ela é palco de apresentações musicais e teatrais, além de ter, no primeiro dia de folia uma fonte que jorra vinho no lugar de água.
Mas a cidade transpira cultura, também, com intensificação de sua programação de peças de teatro, exposições e um festival de cinema.
Menos famoso mundialmente, mas igualmente tradicional no Velho Continente é o carnaval de Nice, na Riviera Francesa.
Conhecida também como "carnaval das flores", a folia por lá começou no século XIII, inspirada na da cidade italiana.
Desde a última sexta-feira, os tradicionais carros alegóricos podem ser vistos no balneário, que tem apresentações de grupos musicais e teatrais de diversas partes do mundo como atração durante a festa.
Outra característica do carnaval de Nice é o "Desfile das Flores", cuja origem remonta do ano de 1876, quando visitantes trocavam buquês de flores entre si. Esse costume evoluiu para carruagens enfeitadas até chegar aos carros alegóricos cobertos de flores que desfilam, à beira-mar.
Bem diferente do nosso carnaval!!!
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário